Dueré está comemorando a SEMANA MUNICIPAL DO MEIO AMBIENTE, que está sendo realizada pela Prefeitura Municipal junto a Secretaria de Meio Ambiente e Defesa Civil Municipal. Essa semana acontecerá entre os dias 31/05 a 02/06/2021 e foi programado a realização de algumas ações de Educação Ambiental para promover a conscientização sobre a importância do meio ambiente junto à comunidade local.

Durante a Semana do Meio Ambiente de Dueré será realizada a Campanha Queimada Rural e Urbana é Crime que tem como objetivo alertar a comunidade local sobre os malefícios que as queimadas podem trazer para o meio ambiente e para a saúde da população local.

As consequências das queimadas podem ser de escala local ou até mesmo global, transformando áreas e a vida de indivíduos que vivem nas suas imediações. As queimadas geram destruição ambiental dos biomas e áreas que elas afetam, e na população pode trazer o desencadeamento de algumas doenças, como: asma, bronquite, conjuntivite, alergias, infecções do sistema respiratório superior e desordens cardiovasculares.

Além disso, provocar incêndio em mata ou floresta pode gerar prisão em flagrante, de acordo com a Lei de Crimes Ambientais n° 9605/98. Então, se você tem o hábito de queimar lixo, mesmo que na sua casa, fique atento! Além de estar provocando vários danos ao meio ambiente e até mesmo a saúde das pessoas, você pode levar uma multa e até mesmo ser preso, sob pena de até quatro anos de detenção.

Você como cidadão tem um papel importante no combate às queimadas, atuando de multiplicador de informação, como realizando na prática as medidas que podem ajudar a evitar que um incêndio seja iniciado, por isso, SE LIGA NAS DICAS:

• Não faça Queimadas sem autorização;
  • Não jogue pontas de cigarro nas estradas;
  • Não faça a queima de lixo doméstico;
  • Não queime o lixo próximo a vegetação;
  • Tome cuidado ao manejar foguetes e focos de artifícios.

Seja consciente! Proteja a vida das pessoas e preserve o meio ambiente.