O Prefeito Municipal, Valdeni Pereira Carvalho, assinou o Termo de Cooperação da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil – CEPDEC no dia 19 de abril de 2021. Este documento propõem estabelecer a mútua cooperação entre as entidades estaduais e municipais para atuar na prevenção e combate aos incêndios florestais no município, efetuando a Capacitação, Treinamento, Formação e Certificação desses Brigadistas Municipais através da CEPDEC.

Para realizar a assinatura do documento juntamente ao Prefeito Municipal. estavam presentes Nilza Dias Sousa Gutemberg, Coordenadora da Defesa Civil Municipal e o Secretário Municipal de Meio Ambiente Saneamento, Turismo e Desenvolvimento Sustentável, Marques Augusto Carneiro da Costa, que junto a Assessoria Ambiental VRP articularam para a consagração do presente Termo de Cooperação.

O documento que vincula a CEPDEC com os municípios, é instrumento fundamental para a realização do curso de brigadistas, que tem validade de 2 (dois) anos, garantindo a manutenção da brigada municipal e seu pleno funcionamento.

O município de Dueré – TO teve uma redução de 8,25% dos focos de calor, de acordo com os dados do CBMTO e CEPDEC, o que demonstra a importância da manutenção da Brigada Municipal, assim como das ações de conscientização junto a população local através da execução do Protocolo do Fogo.

Para auxiliar nas atividades de combate, anualmente os municípios elaboram o Protocolo do Fogo. Este é um documento firmado através de compromissos entre os órgãos governamentais e não governamentais, instituições locais e instituições civis, que se comprometem voluntariamente a contribuir com a redução de queimadas. Cada parceiro participa propondo e executando de forma voluntária, ações de educação ambiental, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância da prevenção e combate a queimadas, assim como suas consequências. O Órgão ambiental Instituto Natureza do Tocantins – NATURATINS é quem faz o papel de mobilizar as instituições e membros da sociedade em geral para a implementação do Protocolo.

Atualmente, o município de Dueré já possui uma Brigada Municipal que estará atuando nesse ano de 2021, com estruturação para atender a demanda da região.

Portanto, a Secretária Municipal está articulando com os vários setores e mobilizando com as várias instituições locais para que consigam realizar um trabalho de combate aos incêndios e consequentemente a redução dos focos de calor.