No dia 05 de maio de 2021, quarta-feira, a Prefeitura Municipal juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente comemora o Dia do Campo. A data tem por intuito efetuar a conscientização da comunidade local sobre a importância da se realizar práticas sustentáveis na hora do plantio.

Entende-se por agropecuária, a atividade que engloba tanto a criação de animais como o plantio de culturas. Ela apresenta grande importância para a humanidade e para a economia, visto que sua produção é destinada ao consumo humano e para a venda dos produtos obtidos. Nessa atividade um dos maiores desafios consiste em conciliar sempre a expansão desse setor com o cultivo sustentável. Para que se possa ultrapassar essa fronteira que existe entre progresso econômico-rural e meio ambiente é sempre bom pensar nos cuidados e técnicas sustentáveis, que consistem na adubação verde, plantio direto, análise de solo, correção de solo. Todo esse conjunto é essencial quando se for iniciar os preparos para o plantio.

No desenvolvimento de práticas sustentáveis no cultivo, é preciso sempre estar consciente e alerta quando for efetuar o desmatamento, queimadas e entre outros, pois tais práticas requerem licenciamento ambiental e somente pode ser realizado em áreas que não se enquadram em Reserva Legal ou APP -Área de Preservação Permanente.

Caso os cuidados não sejam tomados corretamente pode ocasionar a redução da biodiversidade, extinção de espécies animais e vegetais, desertificação, erosão, redução dos nutrientes do solo, contribui para o aquecimento global, entre outros danos.

Portanto, diante da necessidade de produzir alimentos para atender a demanda global e ao mesmo tempo preservar a natureza, é necessário que métodos sustentáveis sejam implantados na agropecuária, de forma a reduzir os problemas ambientais provocados por essa atividade.