Crianças e Adolescentes usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) vivenciaram na quinta-feira dia 03/10/2024, diversas atividades em alusão ao Dia das Crianças.
Última atualização em 14 outubro 2024 às 11h09
Crianças e Adolescentes usuários do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) vivenciaram na quinta-feira dia 03/10/2024, diversas atividades em alusão ao Dia das Crianças. O Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) é uma ferramenta que oferta atividades tais como: esporte, lazer e cultura. O evento contou com sorteios de brindes, lanches , refrigerantes, guloseimas, vários brinquedos infláveis.
O objetivo foi oportunizar aos pequenos momentos de interação por meio de brincadeiras e fortalecer a socialização. Dentre as atividades propostas o intuito principal é fortalecer o protagonismo e o reconhecimento da criança como sujeito de direitos. Houve uma parceria da Secretaria de Assistência Social, Educação, Administração e Esporte. A Secretaria de Assistência Social estendeu ainda a comemoração durante a semana de 07 a 11/10/2024 nos grupos das oficinas do CRAS: brinquedoteca, Luta Jiu-jítsu, Violão, Ballet e futebol, onde aconteceu dentro do próprio Cras e no campo de futebol estádio Moreirão, foi realizada brincadeira e oferecido lanches diferentes dos semanais, balas, pirulitos, bombons, refrigerantes, geladinhos.
O direito ao convívio é assegurado, por meio de um conjunto de serviços locais que visam à convivência, à socialização e à acolhida de famílias cujos vínculos familiares e comunitários precisam ser protegidos. O enfrentamento das situações de vulnerabilidades é realizado por meio de ações centradas no fortalecimento da autoestima, dos laços de solidariedade e dos sentimentos de pertença e coletividade.
Dentre as atividades desenvolvidas pelos grupos do SCFV, destacam-se as de natureza artístico-cultural, desportivas, esportivas e lúdicas, que funcionam como estratégias para promover a convivência e a ressignificação de experiências conflituosas, violentas e traumáticas vivenciadas pelos usuários.