A Prefeitura Municipal e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Dueré comemoram o Dia do Controle de Poluição Industrial, neste dia 14 de agosto. A data serve para alertar a comunidade e empresas sobre os efeitos negativos que podem ser gerados pelas indústrias quando não se adotam medidas de segurança.

A poluição urbana ocorre desde o século XIX, com o início da revolução industrial, hoje, depois que o mundo apresentou vários avanços em diversos setores pelo crescimento populacional, esse se encontra com uma população consumindo e gerando lixo e poluição.

Uma das principais atividades que geram poluição é as indústrias, elas com o passar dos anos e o aumento populacional vem atendendo a necessidade de desenvolvimento econômico e social, e com sua operação geram altas quantidades de resíduos.

As indústrias fazem despejos líquidos em rios, lagos, córregos e solo, e também fazem lançamento de gases no ar através de chaminés de resíduos tóxicos com alta quantidade de metais presentes. Na água quando o líquido das indústrias é lançado eles podem causar mortalidade de peixes e tornar a água imprópria para nosso consumo. No solo quando em contato pode vir a entrar no lençol freático e acabar nos indo parar nos rios e lagos, além de tornar aquele solo infértil. No ar podem se espalhar e causar problemas respiratórios na população.

Por isso, as empresas em nosso município devem se preocupar com os resíduos que são gerados por suas atividades. Sempre aderindo a programas de controle, realizando tratamento, reduzindo a emissão de poluentes de acordo com a legislação federal, estadual e municipal.

Sendo assim, a participação da população é de suma importância nesse combate contra a poluição, é dever nosso cobrar do governo e dos órgãos fiscalizadores, que em conjunto com as indústrias busquem alternativas para diminuir e/ou controlar a emissão de poluentes, possibilitando assim uma qualidade de vida melhor para a população e a preservação e manutenção do meio ambiente.