O solo é um dos recursos naturais mais importantes para a qualidade de vida da população pois o mesmo possuí múltiplas funções nos ciclos dos nutrientes, no ciclo da água e também é importante para a sustentabilidade dos sistemas naturais, como as florestas primárias e campos. Além disso, ele é fundamental na produção de alimentos e foi muito importante na evolução da espécie humana.
Diante da importância do solo, foi criado o Dia Nacional da Conservação do Solo, comemorado no dia 15 de abril, com o objetivo de alertar a população quanto a importância desse recurso e incentivar a população a adotar práticas de conservação do mesmo.
A conservação do solo é um conjunto de práticas que contribuem com processos que podem realizar o controle de doenças e favorecer os ciclos biológicos do solo. Além disso, proporciona uma série de benefícios econômicos, ambientais e sociais, auxiliando na reestruturação do solo com agregados, disponibilizando matéria orgânica e dessa forma, incrementando fertilidade do solo. Há várias práticas que auxiliam a conservação do solo, dentre elas:
Rotação de culturas: Essa técnica, consiste em utilizar o método de alternância de diferentes cultivos, levando a melhorias dos atributos químicos, biológicos e físicos do solo, com redução da degradação do meio ambiente, além de uma maior produtividade;
Cobertura com palhadas: A palhada é formada pelos restos do plantio colhido anteriormente. Os galhos, folhas e raízes são triturados e pulverizados de volta ao solo. Desse modo, a palhada ajuda a reduzir a erosão do solo, ajuda a manter a temperatura ideal para as plantas, aumenta disponibilidade de água no solo.
Adubação Verde: A adubação verde melhora a fertilidade do solo, porque mobiliza os nutrientes das camadas mais profundas, os deixando disponíveis para o próximo cultivo da cultura de interesse econômico.

Faça sua parte a ajude na conservação do solo. Conservar o solo é preservar a vida!