No dia 03 de maio de 2021, é comemorado o Dia do Solo e a Prefeitura Municipal de Dueré -TO juntamente com a Secretaria Municipal de Meio Ambiente, informa a toda população sobre a importância desta data a qual tem por finalidade conscientizar sobre a necessidade da preservação e conservação.
O solo é de extrema importância para humanidade e o planeta Terra. Por isso, conservá-lo de maneira saudável e fértil é também garantir a sobrevivência de várias espécies. É do solo fértil que retiramos parte dos nossos alimentos, além de recursos e energia para muitos seres vivos, como por exemplo, as árvores, aliás, são no solo que nasce o Pau-Brasil.
Essa árvore é símbolo histórico e sua exploração foi a primeira atividade econômica exercida pelos portugueses na América Portuguesa durante o século XVI. Hoje, é uma espécie preservada com proteção por lei e encontra-se ameaçada de extinção, não podendo ser cortada para fins de florestas comerciais, sendo somente permitido para fabricação de arcos de violinos.
Com o passar dos anos, a exploração dos recursos naturais e o melhoramento das tecnologias, as atividades exercidas pelo ser humano acabam se enquadrando como potencialmente poluidoras, tendo a ação antrópica como principal fator de degradação ambiental.
As queimadas, o desmatamento, o desenvolvimento de pastos (para animais) ou plantações e a contaminação dos recursos hídricos (água) geram diversos problemas ambientais, como a erosão, que afeta diretamente o solo, desequilibrando os ecossistemas.
Algumas medidas importantes devem ser tomadas, por exemplo:
• Diminuição de queimadas e do uso de agrotóxicos na agricultura;
• Reflorestamento de determinadas zonas;
• Não jogar lixo e produtos químicos (geralmente causado pelas indústrias) em locais inapropriados;
• Fazer a separação dos resíduos segundo a coleta seletiva;
• Para melhorar os problemas ambientais, a produção sustentável de alimentos através da agricultura biológica é também uma boa alternativa.
Desse jeito, se torna crucial a manutenção do solo e consequentemente a preservação de espécies como o Pau-Brasil. E ações como manejo e boas práticas de cultivo podem ser essenciais para ajudar a preservar e conservar o meio ambiente.