ACESSIBILIDADE MAPA DO SITE ALTO CONTRASTE TAMANHO DA FONTE:
  • A+
  • A
  • A-

POSTADO EM 18 nov 2022 · Infraestrutura

Esgotamento Sanitário: Boas Práticas

O esgoto sanitário é a água coletada que advém de serviços realizados no dia a dia de fins domésticos, como lavagem de roupa, utensílios de cozinha e de pisos, banho, descarga de vasos sanitários e entre outros.

Um sistema de esgotamento sanitário é formado por instalações e equipamentos que tem como objetivo destinar o esgoto doméstico final de forma adequada e de modo higiênico. As etapas para a remoção de impurezas garantem que o lançamento de esgoto seja tratado e depositados nos corpos hídricos com qualidade estabelecida pela legislação.

É importante que a população seja consciente e colabore com a disposição correta dos efluentes domésticos podendo assim evitar problemas.

Você como cidadão pode ajudar a facilitar o tratamento do esgoto, tomando as seguintes atitudes:

  • Colocar os restos de alimento no lixo antes de lavar a louça;
  • Descarte correto do óleo de cozinha;
  • Usar peneiras em todos os ralos.

Os municípios que não possui rede coletora de esgoto podem utilizam fossa séptica que são usadas como tratamento do esgoto sanitário dos domicílios, essas fossas atuam quimicamente e fisicamente purificando os efluentes antes de serem devolvidos ao meio ambiente com menores impactos. É fundamental o trabalho conjunto entre a população e o município na disposição final correta dos efluentes domésticos, pois o saneamento básico precário atinge diretamente a sua saúde.

Cabe você cidadão fazer a sua parte. Com isso, protegerá a saúde de sua família e de toda a população, além de preservar o meio ambiente.