A Prefeitura Municipal de Dueré por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente realizou nesta quinta-feira, 29 de abril de 2021, a arborização no Canteiro do Setor Aeroporto em parceria com a Câmara Municipal, Secretária Municipal de Agricultura, Defesa Civil Municpal e Diretoria de Limpeza Pública. A ação objetivou impactar de forma positiva no paisagismo da nossa zona urbana e para isso foi feito o plantio das mudas de oiti, fava de bolota, ypê – amarelo e ypê – roxo.
A ação além do paisagismo também buscou comemorar o Dia do Planeta Terra, 22 de abril, uma vez que a árvore é símbolo de vida e junto ao solo representam a necessidade de conscientização e respeito a preservação destes bens tão valiosos. O ato de plantar árvores em áreas urbanas, contribui com o bem-estar dos moradores, ajudando tanto na saúde física como mental.
As árvores são o maior patrimônio ambiental que existe nas cidades, pois elas abrigam os pássaros, que espalham as sementes e comem os insetos. Elas dão sombra e diminuem a temperatura, são organismos essenciais para o equilíbrio do planeta, desempenham funções vitais como o controle da temperatura, aumento da umidade do ar, maior controle das chuvas, qualidade da água dos mananciais, controle de erosão, manutenção da biodiversidade, além de produzirem frutos, sementes, madeira, resinas e outros produtos.
A Secretaria Municipal de Meio Ambiente de Dueré e Defesa Civil Municipal, vem tendo um papel essencial na busca por mudança e sua preocupação com o meio ambiente, lutando em defesa do mesmo por meio da conscientização da população sobre a importância da preservação.