Todo ano, no dia 28 de julho é comemorado o Dia do Agricultor. Essa data tem como objetivo homenagear aqueles que fazem brotar da terra não somente plantas, mas também sonhos e realizações.

O agricultor é um dos principais responsáveis por movimentar a economia brasileira e também por produzir alimentos e matérias-primas que fazem parte do nosso dia a dia, como o arroz e o feijão que chega na nossa mesa, asso, como as roupas e calçados que usamos diariamente, dentre outros. Por esse motivo, a homenagem aos agricultores, além de justa, é necessária, pois faz referência a um dos mais relevantes serviços prestados para a sociedade.

Preocupados com os impactos que a agricultura pode ocasionar no meio ambiente, o agricultor, atualmente vem adotando práticas sustentáveis como forma de minimizar os impactos que causa no meio ambiente com o plantio de culturas agrícolas. Para a realização desse plantio de forma que não agrida o meio ambiente, é necessário que seja sustentável e que integre três pontos essenciais: ambiente saudável, que seja economicamente viável e justa do ponto de vista social.

A Agricultura sustentável, vem como uma alternativa as formas convencionais, em que respeita o meio ambiente e ao mesmo tempo atende à demanda de produção. Garantindo às futuras gerações o direito a um meio ambiente conservado e uma alimentação de qualidade.

Dentro da agricultura sustentável deve-se adotar algumas práticas cujo intuito é a conservação dos solos, tais como: a rotação de culturas, adubação verde, plantio direto e entre outros. Essas pequenas mudanças podem gerar um melhor manejo daquele solo que é a sua ferramenta de trabalho.

A Secretária Municipal de Meio Ambiente através dessa data reconhece a importância para o município desse profissional que é tão essencial para o progresso de nossa cidade.

TODOS JUNTOS POR UMA ALIMENTAÇÃO SUSTENTÁVEL E POR UM MEIO AMBIENTE PRESERVADO!