A Prefeitura Municipal de Dueré juntamente com a Secretária Municipal de Meio Ambiente e em parceria com o Ruraltins, realizaram no dia 15 de abril de 2021, em comemoração ao Dia da Conservação do Solo, o lançamento do Projeto de Conservação do Solo em propriedades rurais dentro do município. O objetivo desta ação constitui-se na orientação dos produtores rurais sobre a melhor forma de uso deste recurso natural de acordo com suas características.

Este projeto consiste na realização de visitas feitas em conjunto com o técnico do Ruraltins. Na ação, foram feitas amostragens de solo das quais serão encaminhadas posteriormente ao laboratório responsável pela análise destas.

A coleta de solo é o método que permite conhecer, antes do plantio, a necessidade e a capacidade do solo em suprir e disponibilizar os nutrientes que as plantas precisam para se desenvolverem. O agricultor tem a necessidade de enriquecer o solo e repor os nutrientes para garantir o bom desenvolvimento das suas plantações.

A amostragem de solo pode ser feita em qualquer época do ano, mas o ideal é que as coletas sejam retiradas no mínimo 60 dias antes da adubação. A ação também pode ser realizada no início da estação seca, no caso de culturas anuais, e logo após a colheita, para culturas perenes.

Fazendo essas coletas, é possível fazer o plantio e ainda conseguir preservar os solos, para que não ocorra processos de degradação ambiental acarretados pelo mal uso do mesmo.

Desta maneira, a Secretaria de Meio Ambiente espera trazer a esses produtores rurais a conscientização sobre a melhor forma de adotar as boas práticas agrícolas com a finalidade de preservar esse recurso natural.